É um dispositivo de compressão elástica que tem como característica principal se amoldar/acompanhar a variação de volume da perna (panturrilha), propiciando durante o andar (deambulação) o retorno mais fácil do sangue do pé sentido coração.

Todo mundo que tem ferida pode usar meia elástica?
Não! Nas úlceras isquêmicas, aquelas que tem dificuldade do sangue chegar até ao membro, o uso de compressão elásticas (meias ou faixas elásticas) podem comprimir e dificultar a circulação arterial. Nesses casos são contra indicação relativa ou absolutas.

DOENÇA VENOSA (VARIZES, HIPERTENSÃO VENOSA, ULCERA VENOSA)

Por que devo usar meia elástica?
O uso das meias elásticas nas doenças venosas (varizes, hipertensão venosa, úlcera venosa) é extremamente importante por facilitar e direcionar o retorno venoso do pé sentido do coração.

MEIAS ELÁSTICAS QUANTO A COMPRESSÃO E TAMANHO

Meias Elásticas Compressão Tamanho
Baixa compressão 15/20mmHg 3/4 abaixo do joelho,
7/8 ou meia coxa e meia calça.
Média compressão 20/30mmHg 3/4 abaixo do joelho,
7/8 ou meia coxa e meia calça.
Alta  compressão 30/40mmHg 3/4 abaixo do joelho,
7/8 ou meia coxa e meia calça.

O que caracteriza as meias elásticas é que elas oferecem uma compressão dita “Graduada” de intensidade regressiva; Onde a maior pressão se encontra no pé, a intensidade da compressão vai diminuindo gradativamente ao longo da perna/panturrilha até chegar a sua menor compressão na área mais proximal.

Quais os cuidados que devo ter quando for adquirir a meia elástica?
Deve ser realizado medidas de diâmetro e tamanho de perna e coxa, nas meias 3/4 devem acabar abaixo da dobra do joelho.
CUIDADO! Sua meia elástica não deve dobrar. Vai ocorrer pressão duplicada nesta área podendo causar garroteamento e dificuldade de retorno venoso.

Não consigo usar as meias. Posso usar as faixas elásticas?
Sim! O princípio é o mesmo, tendo como objetivo o direcionamento do retorno venoso do pé sentido coração, sempre tendo o cuidado de ao passar a faixa propiciar uma maior pressão no pé com diminuição gradativa da pressão até joelho.

E se eu não conseguir usar as meias e as faixas elásticas?
Você tem de procurar oferecer condições que o fluxo venoso do pé sentido coração seja facilitado, caso você passe uma boa parte do dia sentado a perna vai ficar bem inchada (edemaciada); uma opção é durante o dia, a cada 03 horas você passe de 15 a 20 minutos deitado com as pernas elevadas (pé mais alta que coração), isso permitirá um direcionamento do retorno venoso com diminuição importante do edema.