Ferida é uma lesão que se caracteriza pela perda da integridade da pele, com consequente perda da capacidade protetora. Confira as principais dúvidas.

Úlcera e ferida é a mesma coisa?
Não, embora sejam termos que têm significado parecidos. As úlceras estão relacionadas com comprometimento mais superficial, enquanto as feridas são comprometimento de extensão maior e planos mais profundos dos tecidos. Ambos se caracterizam pela perda da integridade da pele ou mucosas.

Por que eu tenho que me preocupar com a cicatrização da minha ferida?
A pele é uma proteção natural do organismo, ela é colonizada por inúmeras bactérias. Na presença de uma ferida nós perdemos a sua capacidade protetora, deixando nosso organismo mais propenso a penetração de germes como bactérias, fungos e outros parasitas. É a chamada porta de entrada. Quanto mais rápido uma ferida cicatrizar, menos complicações podem ocorrer.

Por que a minha ferida demora muito para cicatrizar?
A história natural da grande maioria das feridas é a cicatrização espontânea em 15 a 20 dias. Quando a evolução da ferida ultrapassa mais de três semanas elas passam a serem caracterizadas como feridas/úlceras crônicas. Isso significa que alguns fatores (um distúrbio ou doenças) ocorreu e alterou o processo natural da cicatrização.

O que é uma úlcera crônica de perna?
São lesões localizadas abaixo do joelho, com evolução maior que 3 semanas. Na grande maioria das vezes está relacionada com fatores que alteram ou dificultam o processo de cicatrização. Nesses pacientes é importante se fazer o diagnóstico correto para tratamento adequado das doenças que podem estar dificultando o processo de cicatrização. Deverá se pesquisar diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, doenças auto imunes como artrite reumatoide, vasculites, doença vascular periférica, varizes, etc.
As úlceras crônicas representam uma patologia extremamente importante não só pelos seus aspectos clínicos e complicações, como também pelos problemas econômicos e sociais a elas associadas.

Por que minha ferida é tão pequena e eu sinto tanta dor?
As feridas estão diretamente relacionadas com a integridade da pele. Algumas pessoas têm problema na circulação de oferta de sangue, a chamada isquemia. As úlceras isquêmicas tanto as micro angiopáticas (comprometimento das pequenas artérias da pele), quanto as macro angiopáticas (comprometimento das grandes e medias artérias) são extremamente dolorosas.